quarta-feira, junho 27, 2007

Fazendo quadrinhos pela internet

(dica de Andréa De Carli )
Português e informática

Objetivos específicos-

*Diferenciar o gênero literário das revistas em quadrinhos de outros gêneros
*Caracterisar e descrever este gênero (das revistas em quadrinhos)
*Elaborar uma tirinha de revista em quadrinho pela internet
*Utilizar ferramentas do site que são comuns à outros softwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trás, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto.
*publicar sua tirinha em um blog.

Conteúdos-

*diferenciar e definir o gênero literário da revista em quadrinhos.
*utilização da internet como meio de divulgação e de comunicação.

Estratégias-

1- Pedir aos alunos que tragam de suas casa gibis.
2- O professor leva para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pede que os alunos levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gêneros.
3- A professora pede à alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis. Assim, é fácil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis.
4- A professor pede então que os alunos elaborem individualmente uma tirinha de gibi. Estas tirinhas pode conter: o balão, personagens, plano de fundo, onomatopéias. Deve ter no máximo 3 painéis (quadrinhos).
5- Uma vez elaborada a tirinha, na sala de informática os alunos são apresentados para o site www.toondoo.com
6- cada aluno deve se registrar.
7- a professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno crie sua tirinha (que já foi planejada na sala de aula).
8- Se a classe tiver um blog, podem publicar as tirinhas.

Segue abaixo um exemplo de tirinha feita por mim no Toondoo:

Aprender

terça-feira, junho 05, 2007

aula sobre pod cast

O plano a seguir foi tirado do site do Educarede (www.educarede.org.br).






PÚBLICO-ALVO
2º ano do Ciclo II do Ensino Fundamental
OBJETIVOS
- Vivenciar a produção de um programa de rádio.
- Elaborar uma pauta da programação de rádio.
- Produzir textos para o programa de rádio.
- Editar informações.
- Selecionar músicas e efeitos sonoros.
- Explorar as ferramentas tecnológicas para a produção de programas de rádio.
- Estimular a habilidade de comunicação oral.
- Trabalhar em equipe.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador conectado à Internet e equipado com software de edição de áudio, microfone e caixas acústicas, leitor de CDR, gravador de som com cabo P10/P2 e recursos sonoros, como músicas em MP3 e efeitos sonoros.
PROGRAMAS UTILIZADOS
Programa de editor de áudio (Audacity) e processador de texto (Word). Na versão virtual deste caderno, consulte o tutorial do Audacity.
FONTES DE PESQUISA
Pesquisa de sons - http://www.usp.br/educomradio/download/downloads.asp


This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

segunda-feira, junho 04, 2007

Disciplina – Matemática
Série – Quinto ano do Fund. I


Tema- Os “Chefs” de Cozinha

Objetivos Gerais –

Resolver problemas do cotidiano, utilizando-se de formas de raciocínio e processo coerentes e adequados para as diversas situações.

Objetivos Específicos –


Conceituais –
Relacionar representações fracionárias e decimais de um mesmo número racional.
Comparar grandezas de mesma natureza.
Identificar grandezas mensuráveis no contexto diário: massa .
Reconhecer unidades usuais de medidas.

Procedimentais –
Ler, escrever e comparar representações fracionárias.
Escolher uma unidade de medida da mesma espécie do tributo a ser mensurado.
Utilizar unidades usuais de medidas.
Utilizar procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado.
Ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas e tabelas) e construir essas representações.

Atitudinais –
Compartilhar ingredientes seus com os colegas.
Dividir tarefas entre os membros do grupo
Assumir uma postura de pesquisador, investigador do mundo

Conteúdos –

Leitura, escrita e comparação de representações fracionárias de uso freqüente.
Relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número racional.
Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser mensurado.
Identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: massa .
Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medida (grama, miligrama, quilograma)
Reconhecimento e utilização de unidades usuais de tempo e de temperatura.
Utilização de procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado.
Leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas e tabelas) e construção dessas representações.

Estratégia-

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog